Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de março de 2012

Internet_linguagem própria





Eu sei que a internet possui uma linguagem própria, que às vezes alguns erros de digitação passam despercebidos e que cada um, nas salas de bate-papo ou como é tão recorrente nos comentários dos blogs, se sente à vontade para escrever ao bel prazer. O problema é que muitos não escrevem corretamente mesmo por falta de conhecimento. Exemplo disso é o caso dessas três palavrinhas: “Más, Mas e Mais“. Muita, muita gente confunde e acaba errando em uma construção que pode mudar totalmente o sentido original de um contexto. Por conta de tudo isso, resolvemos esclarecer essas malfadadas dúvidas da Gramática da Língua Portuguesa:
Más: Adjetivo contrário de bom, no caso está escrito no plural: “Elas são pessoas más – não são bondosas”. Má – que causa mal, prejuízo, incômodo ou doença; que não é de boa qualidade; de maus instintos;
Mas: Pode funcionar como Conjunção, Substantivo Masculino ou Advérbio: Conjunção – inicia oração coordenada com valor adversativo, com o mesmo valor de porém: “João estudou muito, mas não passou noo exame”. Essa é a palavra mais (não ‘mas’) utilizada. Geralmente as pessoas escrevem ‘mais’ em vez de ‘mas’. Advérbio: quando significar ‘sim, certamente’. Substantivo Masculino: Pode ser usado no mesmo valor das palavras dificuldade; defeito; obstáculo; estorvo; senão.
Mais: Substantivo Masculino – nome do sinal de adição (+); Advérbio de Intensidade – maior quantidade “eu quero mais”. Pronome Indefinido: o restante, os outros. Agora sim, está certo escreve ‘mais’.
Espero que tenha ajudado as pessoas a escreverem um português mais correto, mas se não, não serão más palavras, ok? :DEstou me sentindo o professor Pasquale, dando aulas no programa televisivo “Nossa Língua Portuguesa”.
Artigo publicado por Márlio Esmeraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!