Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ESSA ou ESTA... EIS A QUESTÃO!

                                                 QUANDO USAR ESTA OU ESSA

A primeira coisa que temos que entender é que os termos têm a ver com a PROXIMIDADE em que os utilizamos, sendo que os termos são aplicados tanto na linguagem falada, como na escrita.

Linguagem falada...
Quando estamos conversando com alguém, ela serve para identificar uma coisa/objeto, de acordo com a distância de quem fala.
Exemplos:
  •     Esta cadeira está quebrada (falo da cadeira que está aqui, a meu lado)
  •     Você pode me passar essa cadeira? (falo da cadeira que está ao seu lado)
 Linguagem escrita...
Ela pode indicar distância, tanto no contexto do texto, como de tempo (período temporal), ou também serve para enumerar os elementos dentro da frase.

No caso de distância temporal:
 
Este ano será o ano das mudanças (= este, que estamos vivendo, tempo presente) 
Esse campeonato não foi o melhor para mim (= esse, acabei de viver, passado recente) 
Tenho muita esperança de conseguir esse título (= esse, está próximo, futuro próximo)

No caso de distância de uso das palavras, dentro do texto:

 

  • (= esta, acabei de citar a obra, está ao lado – ou quase ao lado – da nova indicação que faço dela na oração)
 

  • (= essa, está próximo, falei dela recentemente. Se eu continuasse a frase falando das obras, a frase poderia ser redigida assim: …mundialmente. Dentre estas obras podemos citar… estas = pois nesse caso eu teria acabado de citar as obras, ou seja, existe maior proximidade)

Temos então o caso de enumerar dois elementos citados dentro de uma frase. Veja:

    Ana e Maria são grandes amigas minhas. Apesar que esta sempre foi uma amiga mais fiel e sincera que aquela. (esta = Maria, a que está mais próxima na oração / aquela = Ana, que está mais distante na frase).

Basicamente vale a seguinte regra:

    Este, esta = uso quando está próximo (de mim ou numa oração ou tempo);
    Esse, essa = uso quando está mais distante, ou próximo à outra pessoa que converso; e o mesmo para:
    Aquele, aquela = uso para coisas bem mais distantes (de mim ou numa oração ou tempo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!